quarta-feira, 19 de novembro de 2008

RESUMO APRESENTADO NO SIEPEX - UNEB - CAMPUS I - SALVADOR

COMUNICAÇÃO DE MASSA E A REOGANIZAÇÃO DO GOSTO POPULAR PELA MÍDIA
Robério Pereira Barreto*

RESUMO: Este projeto teve com objetivo oferecer aos participantes, fundamentos sob linguagem, discurso e ideologia usados pelas mídias de grande consumo para promover os desejos da sociedade contemporânea, sobretudo, aqueles em que figuram a idéia de que a identidade dos sujeitos perpassa pelo consumismo gratuito promovido pelos meios de comunicação de massa. Hodiernamente, o exercício da construção de uma cidadania nas comunidades populares se dá por meio de um espraiamento dos saberes e gostos desenvolvidos pelos veículos de difusão de massa. Isto ocorre devido ao livre acesso aos meios de informação, os quais são planejados como sistemas de conexão entre indivíduos e o meio social a que eles pertencem ou desejam participar. A partir dessa premissa encontraram-se na realidade local, sujeitos envolvidos por um sistema de comunicação em que o rádio assume o espaço importante espaço deixado por outras mídias de maior concentração de mensagens - revistas, jornais de circulação contínua - nos quais as imagens são coloridas e sedutoras. Com base nisso, traçou-se como objetivos a discussão do pensamento de Adorno e Horkheimer sobre o poder da indústria cultural no cotidiano das classes populares. Assim sendo, levou-se aos participantes reflexões sobre a qualidade da informação oferecida a eles como ouvintes e espectadores da mídia de massa no Território de Irecê – BA, especialmente, o rádio. Discutiu-se no decorrer das atividades os sistemas de espetacularização das mídias por meio da massificação da informação, tendo no discurso publicitário comercial e institucional o referente para fabricação de consenso e ideologias, as quais são capazes de reorganizarem os gostos da população em determinado época. Por isso, se elegeu como metodologia, o dialogismo, isto é, os cursistas puderam relatar suas vivências enquanto consumidores e, sobretudo, as influências sofridas pelo ataques constantes das publicidades massiva das mídias digitais, inclusive o rádio e televisão. Para melhor compreendê-los, se fez leituras individuais de texto e em grupos, sendo que cada grupo tinha seu relator e debatedor sobre a temática estudada no texto, criando dessa maneira um processo interativo no qual todos puderam apreciar as discussões e inferências dos demais colegas do curso. E, por conseguinte, foi apresentado um relatório para que todos pudessem ficar com uma cópia ao final do curso. Por isso, foram distribuídas as seguintes ações didático-pedagógicas: a) apresentação dos textos e teóricos (Adorno, Horkheimer, Thompson, Ivan Barbosa e outros; exibição dos filmes Boa noite e boa sorte, de George Cloney; Click de Frank Coraci; b) discussão e debate sobre as narrativas fílmicas; d) retorno à leitura e exposição dos entendimentos a respeito da posição dos autores lidos e; mesa de debates onde se discutiu questões cotidiana da comunicação de massa, rádio no Território de Irecê-BA. Esta primeira etapa do projeto atendeu a vinte e dois estudantes, os quais estavam distribuídos entre graduandos do curso de Letras, Pedagogia da Uneb e estudantes de outra instituição de ensino superior. Sua carga horária (40h) foi realizada com êxito, além disso, se exigiu do participante relatório final do curso, do qual se transcreve: “O curso proporcionou a participação ativa do aluno no decorrer do mesmo, através de um diálogo entre nós participantes e o professor, participantes estes que não se resumiram apenas em discentes da UNEB, mas alguns oriundos de outras instituições de ensino da cidade. Ou seja, foi proporcionada uma integração universidade e comunidade.” (Souza, 2008).
* Professor de Linguagens e Educação e Lingüística da UNEB – DCHT- Campus XVI – Irecê – BA. Endereço eletrônico: jpgbarreto@gmail.com, diário eletrônico: www.poetadasolidao.blogspot.com.

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