ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO E USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM REDE
EM (CANTOS)
Robério Pereira Barreto
A noite andando com passos lentos parecia denunciar o que veria acontecer. Na penumbra, corpos desenhados à mão da sombra se expunham esculpidos em molduras dos feixes de luz que passeavam entre prédios.
Perambulando a esmo, os pensamentos iam e vinham ao encontro do passado vivido numa cidade do interior, onde a praça era local de encontros à luz da lua cheia. Ali se vivi as historias de um futuro que para poucos chegaria; conhecer e viver na cidade grande seriam a realização do sonho de infância.
Hoje, à noite as sombras lhe fazem companhia e em (cantos) que jamais apareceram nas histórias de infância, lhes revelam a solidão do mundo entre escuros humanos que se revelam em cada esquina.
Prosseguir sem destino...!? Parar e contemplar as vitrines da vida é sentir-se exposto nela. Então, vagabundear pelos em (cantos) da vida às escuras e às sombras de si passou a ser o seu destino.
Aqui e ali, passado, presente e futuro se confundem e não revelam muito de escuras esquinas que ainda estão por vir. Televisores ligados por detrás de vidraças revelam em (cantos) que não sei existem ou hão de existir. O que se ver são sombras a iludir...
Irecê – BA, 29 de junho de 2010.
Considera-se que através de prática promovidas pela Internet, especialmente, no weblog o sujeito se ergue, e a partir dela se edifica no e para o mundo da linguagem e das práticas com textos orais e escrito, vindo inclusive, a se tornar parte dele. “Por intermédio do discurso escrito, oral e eletrônico, o sujeito constrói o mundo como objeto e constrói-se a si mesmo. (GREIMAS & COURTÉS, 1979, apud LOZANO, 2002, p. 100).
Pesquise e use os conceitos de conto e escrita para dar continuidade ao conto Em (Cantos), apresentado acima.