quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DO DIZER AO FAZER

Software Livre como Política Estruturante do Governo Federal.


Ministro José Dirceu afirma que o Software Livre faz parte do conjunto de políticas estruturantes do Governo Federal



Durante a realização do IV Fórum do Planalto, cujo tema desta edição era Desenvolvimento com Distribuição de Renda, realizado nas dependências do Palácio do Planalto, o Ministro José Dirceu, ao responder pergunta sobre a política e critérios de utilização de Software Livre no Governo Federal como forma de desenvolvimento e independência, afirmou que o tema Sofwtare Livre faz parte do conjunto de políticas estruturantes do Governo Federal e não se corre o risco de deixar de fazer parte dessas políticas ou o Governo se afastar das mesmas.



O Ministro disse ainda que no momento da elaboração dessas políticas o pensamento é direcionado para a maioria da sociedade e quando o Governo não age assim os resultados não são satisfatórios.



Sobre Software Livre, destacou ainda o Ministro, existe a consonância com a Câmara de Deputados e o Senado Federal pois os presidentes daquelas casas, Deputado João Paulo e Senador José Sarney, respectivamente, são defensores e entendem a importância da adoção do Software Livre como política governamental, seja no uso, na pesquisa e no desenvolvimento.

fonte: http://www.softwarelivre.gov.br/noticias/declaracao/view

SOFTWARE LIVRE: EXPECTATIVAS E FALÁCIAS

A discussão sobre a presença do software livre no cotidiano do ciberespaço tem sido uma constante. Entratanto, a realidade é outra. No Território de Identidade de Irecê -, onde há mais de 390 mil pessoas, tendo nesse contexto vários CDCs e liboratórios de informática em instituições públicas de ensino. Nestes espaços públicos a realidade é outra. Isto é, no laboratório da universidade do Estado da Bahia, do 24 computadores ligados a internet, apenas 10 funcionam com Linux, os outros são software proprietário - Windows. Verificou-se questão parecida em é no Centro de informática da Universidade Aberta do Brasil - UAB. No ambiente privado há domínio da software proprietário.
Em entrevista com o coordenador de um laboratório sobre o uso de software livre, ele nos informou que o linux roda na plantaforma, mas os estudantes preferem o pacote do software proprietário porque tem mais recursos e, além disso, os alunos não conseguem transitar nas liberdades do software livre.
Disso inferimos que é necessário uma maior conscientização para que o software seja de fato uma realidade. Por outro lado, é fundamental reconhecer que nem todos os usuários estão autorizados a fazer as modificações no código fonte do software livre, uma vez que necessita de conhecimentos tecnicos sobre sintaxe de programação.
P.S este texto será ampliado e fundamentado teórico e cientificamente a posteriori. Aguardem!