sexta-feira, 28 de agosto de 2009

WEBLOG: A REVOLUÇÃO SILENCIOSA

A blogosfera evolui em ritmo superior a qualquer outro suporte usado pelo homem nos últimos tempos para realizar comunicação. Isso faz com que se reconheça que, de fato, está acontecendo uma revolução silenciosa no que diz respeito à socialização entre sujeitos e culturais centrais e periféricas, nas quais as informações são postadas a partir dos desejos e necessidades criadas pelo atores do/no ciberespaço.
Por outro lado, essa evolução acelerada tem como consequência o aumento de leitores, embora se saiba que ainda há largos espaços para as mídias tradicionais, posto que existem sérios problemas mundo a fora que impedem a internet se tornar uma mídia de massa, como foi o rádio e a televisão em tempos anteriores.
Assim sendo, há se destacar alguns desse problemas, sobretudo, no caso da Bahia, Território de Identidade de Irecê (TII). Na verdade, os mais sério é a questão econômica, isto é, a população ainda não dispoem de recuros que as possibilitem fazer uso da blogoesfera para socialização de seus sentimentos, saberes, culturas, etc.; atrela-se a este, a questão da falta de escolarização da sociedade que, em virtude de um processo histórico no qual se evidenciou a supremacia do rádio como mídia de massa a serviço do Estado, construi-se nesse contexto os chamados leitores de ouvidos. Este fato tem contribuiu satisfatoriamente para a chegada e permanência da televisão como meio de informação e entretenimento das comunidades.
Dessa maneira, resta a priori reconhecer que mesmo tendo havida avanços no que se refere a inserção das novas gerações às intituições educacionais, ainda é pouca a inclusão sociodigital dos individuos ao ciberespaço. Entretanto, esse quadro a cada dia se movimenta no sentido de provar novas compreensão do que é de fato o papel das mídias no cotidiano das pessoas, sejam elas letradas ou não. Portanto, considera-se que o weblog tem potencial para fomentar uma revolução silenciosa visto que os participantes desse movimento agem por meio da escrita e, com isso, levará uma tempo para se afirmarem como tal, porque, infelizmente ainda temos altos índices de analfabetismo e má distribuição de renda, questões certamente impendem a participação de todos nesse movimento.
Nesse sentido, é importante dizer mesmo que prematuramente, até porque a projeto de pesquisa encontra-se em fase da amadurecimento teórico e espistemológico que de forma transgressoras, as gerações que, coincidentemente, nasceram em meio a difusão da internet e das mídias digitais tem ocupado a blogosera a partir das lan houses, Centros Digitais de Cidadania (CDCs) e Telecentros, mesmo que tenha que trocar o dinheiro do lanche ou da mesada por acesso à internet, fazendo com que haja nesse ato, uma perspectiva de inserção sociodigital, visto que ainda não há, embora muito publicizada pelo Governo, que há no estado a cobertura digital com internet de banda larga nas escolas e CDCs do território, entretanto, a realidade é bem outra.
Nas visitas de pesquisa feitas às lan houses do TII isso tem ficado evidenciado quando os cibernautas atraidos pela promoções feitas pelos empresários, enchem as lan houses para postarem seus textos, jogarem e relacionarem socialmente via weblog, chat, fóruns. "Promoção acesso à internet: 1,00" e como o mercado é competitivo, tem lugares onde a promoção é: "1 hora de acesso por apenas 0,99".
Segundo alguns donos-gerentes desses estabelecimentos, fazem isso para aumentar o movimento e, indiretamente permitir a democratização do acesso à internet.
Porque todos as outras lan houses da cidade está usando como valor da hora de acesso à internet variável entre R$ 1,00 e 1,50, e o senhor colocou o valor menor, R$0,99?


"Fiz essa promoção de 0,99 porque estamos num bairro de periferia e os estudantes precisam pesquisar matéria da escola, mas a maioria deles vem aqui para jogar, usar orkut, MSN e até dizem que preferem pagar esse valor porque não os vigiamos como acontece quando eles estão no CDCs e Telecentros e nos laboratórios das escolas onde, na maioira das vezes, existem bloqueios desses sites." (Dono de Lan house na periferia de Irecê). Ressalta-se que o depoimento acima, sofreram edições e ajustes, porém se manteve a ideia original.
Isso faz com que se tenha uma noção de quão significativas tem sido as ações isoladas que tem possibilitado a participação de alguns no ciberespaço.
Em breve serão postados novas considerações.