terça-feira, 18 de maio de 2010

TEIA DAS ESCRITAS

Esta produção aconteceu de maneira coletiva com a turma do Programa Todos pela Alfabetização, promovido pela  Minitério da Educação - Brasil Alfabetizado - Secretária de Estado de Educação do Estado da Bahia - Universidade do Estado da Bahia e Prefeitura de Itaguaçu - BA. Os sintagmas nominais e verbais abaixo citados foram expressões de pensamento do cursistas na perspectiva de construção de um entendimento de que as neuroses de cada um, são expressar por meio de palavras. Em seguida, a produção textual tenta articular esses pensamentos postos de maneira aleatória. Eis-nos produzindo coletivamente!


EXPERIENCIA DESAFIO APRENDIZADO IMAGINAÇÃO SOCIEDADE CORAGEM SOLIDARIEDADE CONHEÇIMENTO GOSTO CRIATIVIDADE SUPORTAR CAPACIDADE ESPERANÇA ATITUDE DETERMINAÇÃO PESAMETO AMIZADE VIDA ESCREVE LEITURA AMOR FORMA UNIAO



A experiência leva ao desafio do aprendizado associado à imaginação de uma sociedade solidária e de um conhecimento que, tomado pelo gosto à criatividade, faz suportar a (in)capacidades de cada um, e a esperança e a atitude se tornam a determinante do pensamento de que a amizade faz parte da vida e para escrever e fazer leitura do amor é fundamental o reconhecimento do outro com ser humano.

O amor é a forma da união de pensamentos e atenção. Só que para se ler e aprender na perspectiva é preciso dedicação à vida. Como desafios e os conhecimentos que a vivência traz facilitam a construção de uma teia tecida por meio de palavras sublimes e respeitosamente edificadas compõem a nossa maneira de se viver em sociedade e isso por sua vez é uma realização em rede, na qual todos são sujeitos proativos na elaboração de uma saber social e culturalmente baseado nas narrativas individuais e coletivas que como registro real das experiências de cada um, nos fazem sentir autorizados a ser cidadão do mundo da palavra e da escrita.