sábado, 14 de julho de 2007

IMATURA IDOLATRIA



IMATURA IDOLATRIA



(Robério Pereira Barreto)

O coração geme de rancor,
porém não lhe esquece
prefere continuar sofredor
e, chamando por ti adormece.


Acordado, tudo se repete:
recorda o sabor do beijo,
o toque suave de sua pele
roçando lhe o rosto
de tesão estremece.


Agora, tudo se foi
mas continuas a única
de tão real que sóis
o peito corrói.

21h31, 14 de julho de 2007









BALBÚRDIA DE AMOR


O barulho das ondas de nosso amor

ganha na atmosfera escura da cela,

melodia alegre e ritmo furta-cor.


O escarcéu de meu corpo

unindo-se ao seu letargicamente faz subir vapor.

Neste clima, o perfume exala de nós o cheiro da paixão,

guiando-nos pelo turvo caminho do prazer, tesão!


Cego na volição de possuir-te,

sigo o barulho das ondas tal radar,

encontro sua boca entre suspiro e respiração rouca.

(Robério Pereira Barreto, 14 de julho de 2007. 20h)

IRECÊ NASCEU À MERCÊ DAS ÀGUAS





Em 1987 sob à sombra da quixabeira e às margens de cacimbas de água salobra nasceu o povoado Carahybas, “cujo significado é "pela água, à tona d'água, à mercê da corrente". Depois de cinco décadas, com topônimo de Irecê, o município emancipou-se e está situado a 478 km da cidade de Salvador, o município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco.


No campo econômico ocupa status de ser a maior cidade da microrregião, tendo a maior população, e por ser a mais evoluída tecnologicamente. A microrregião de Irecê é composta por 19 municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares e Uibaí.


O urbe é famoso e reconhecido pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" pelas grandes safras realizadas aqui no início da década de 1990. Além do feijão, também é famosa por ser a capital mundial da Mamona. A economia de Irecê e região é baseada na produção agrícola, na pecuária, e no comércio local. A cidade foi o primeiro produtor de feijão do nordeste, e o segundo do País, embora apresente uma área relativamente pequena: 313,695 km² entretanto, tem uma densidade demográfica significativa; 62.197 hab, est, 2006; 198,3 hab./ km², fuso horário UTC – 3. Isto leva a indicadores positivos: IDH 0,666 PNUD/2000, PIB R$ 157.419.184,00 IBGE/2003, PIB per capita 2.623,22 IBGE/2003.

Para comprovar esse cenário afirmativo, surgiu o Projeto Quixabeira o qual resgata memória da colonização através da preservação de uma arvoré que, segundo memória coletiva, ali acamparam os primeiros migrantes que vieram de outras regiões do estado e do nordeste brasileiro.