CURRÍCULO: DISCURSO SIMBÓLICO ARTICULADO
A escola na contemporaneidade passou a ser vista como um espaço social e simbólico, no qual vários discursos se articulam no sentido de entrelaçar saberes em espaços socioculturais. Reforça-se assim, o discurso que compõem o currículo na escola é composto por dois meios importantes, isto é, de um lado estão às ordens discursivas propostas pelo sistema educacional, por outro as necessidades da comunidade e do mundo trabalho em construir uma séria de questões a seu favor. Esta percepção das correções de forças aplicadas entre os agentes formadores desses discursos hipertextualmente produzidos, a partir de um simbolismo edificado no âmbito da cultura e da tradição escolástica pautada, sobretudo, no pensamento da escola formalmente pensada para a formação do homem para o trabalho. Nesse estatuto epistemológico ligado ao currículo tornou-se para muitos estudiosos a àgora da sociedade simbólica visto que nele estão implicados vários micro-discursos realizados com intenções e ideologias reificadas pela sociedade da informação e comunicação que, por meio de uma estrutura significada pelo estado de coisas presente no sistema educacional. Na compreensão de um sistema curricular baseado nos princípios sociais e educacionais voltados para o trabalho, a escola e sistema educacional brasileiros têm demonstrado uma série de elementos que sustentam a tese do saber formalizado pela tecnologia e o conhecimento voltados para a produção e reprodução do saberes empregados pelo capital. Já no que se refere a maioria da implicações feitas ao discurso do currículo instituído pela escola, sabe-se portanto, que há um discurso baseado na ideologia e no controle pelo sistema socialmente articulado tanto pelas bases quanto pela superestrutura. Na maioria dos casos, tem sido que há uma formação ideológica no plano da sociedade da informação como ponto de partida para a construção de um ponto de referência para a discussão do que de fato significa e qual é o papel do currículo como discurso ideológico e simbólico da sociedade contemporânea. Assim, faz-se observar que a maioria do currículo proposto pelo sistema educacional no qual se articulam vários pontos de confronto, isto é, há nesse contexto maior ampliação do conceito de informação enquanto elemento fundamental do saber social articulado pelo saber fazer constituído pela sociedade que demanda fazer uma serie de saberes a serem coordenados pela comunidade.