terça-feira, 4 de setembro de 2007

IRECÊ: CIDADE CIBERNÉTICA


A título de introdução faz-se necessário informar quais foram os critérios usados para se chegar a essa conclusão. São, na verdade dois os referentes dessa discussão: i) há algum tempo desenvolvem-se observações com vistas à sistematização de tese sobre o ensino de língua materna – escrita – na sociedade de tradição oral. Isto é, Irecê – BA, conforme já dito em outros ensaios é uma comunidade de tradição oral, de modo que sua cultura de letramento é restrita; a ponto de sua história ainda estar sendo contada por aqueles que ainda retêm os fatos e imagens na memória individual e coletiva; ii) Existe também uma interferência direta dos meios de comunicação de massa, representados pelas mídias eletrônicas – rádio e televisão – sendo que este última transmite ao povo local, costumes e comportamentos cuja matriz é do sudeste. Isto ocorre por que a maioria das televisões (99,99%) é ligada à antena parabólicas. Por isso a maioria dos desejos e fetiches sociais, consumistas e culturais tem sua fonte na cultura do sul e sudestes do país.

Por um lado, a questão se alarga quando se percebe que neste lócus não há imprensa escrita com a qualidade necessária para se mudar este quadro de abandono literário e cultural, o qual é carente de produção escrita que valorizem tanto as tradições quanto às necessidades imanentes no que se refere formação de leitores e escritores, conforme se apregoam as políticas nacionais de formação escolástica. Dizendo de outro modo, em Irecê há uma predominância de oralidade acima dos índices nacionais o que o caracteriza com cidade de fala.

Por outro lado, há se tem conhecimento amplo de políticas públicas que incentive a produção escrita e a prática de leitura. Então, eis ai que surgem o espaço para a mídia digital – internete – na qual crianças e adolescentes se fazem usuários efetivos dos ciberespaços e ciberdiscurso, chegando a ocupar, em média 2 horas de seu dia com acessos a sítios eletrônicos e salas de bate-papo que nem sempre levam à pesquisa e muito menos a construção do conhecimento sistemático, uma vez que estes cidadãos cibernéticos já não mais aceitam as mensagens estáticas e conservadoras das mídias televisivas e radiofônicas, comumente encontradas em casa. Isto, sem dúvida tem possibilitado o comércio da informação digital, de maneira que em pesquisa recente verificamos que nesta cidade existem 25 casas de internete – Lan House –, oferecendo acessos digitais a quem quer que seja sem muito controle, isto é, poucas casas digitais realizam o protocolo legal, ou seja, conforme pede a legislação federal; faz-se o registro do usuário de forma correta.

Neste universo digital tem algo muito particular e significativo: os usuários da web estão divididos em conformidade com horário que se dispõe a usá-la. Conforme pesquisado, no período matutino as casas de internete passam a ter movimento a partir das 9 horas da manhã, momento em que boa parte dos usuários, estudantes deixa a escola para irem a tal local para conectarem-se com seus amigos virtuais. No vespertino a lógica se inverte os usuários na maioria das vezes vêm direto a Lan house, permanecendo por lá até fim do horário escolar. O curioso nisso é que tais enunciadores e enunciatários digitais ao serem inquiridos sobre os sítios eletrônicos e quais as finalidades que os acessavam, uníssonos ao afirmaram: acessamos sites de jogos, orkut e menssager para conversarmos com nossos amigos e jogar com eles. Então, por este depoimento pode-se perceber quão a mídia digital está promovendo uma espécie de interação á distância com pessoas que nem sempre terão condições de se encontrarem pessoalmente.

Diante disso há ainda que se destacar a questão do acesso. O mercado da Internet segue o principio o da livre concorrência, isto é, devido à demanda foram se expandindo a rede. Hoje, Irecê – BA tem conforme já mencionado 25 estabelecimentos comerciais oferecendo esses serviços, bem como há alguns espaços públicos com internete pública, porém, estes não correspondem a 10% do mercado privado. Em tamanha vantagem, a iniciativa privada, tem promovido promoções interessantes: Há 4 meses a maioria das casas de internete está com uma promoção tentadora: “acesso por 0,99 a hora” com isso aqueles crianças e adolescentes que compraria lanche na escola por esse valor passaram a gastá-lo com a compra de uma hora de acesso à web, tempo em que lhe possibilita navegar por vários mundos, inclusive lendo informações que jamais a escola e os livros didáticos lhe possibilitariam, sobretudo num rede ensino onde não há bibliotecas com acervos atrativos, além de conhecer pessoas de vária partes do mundo e, assim, trocar informações sobre suas culturas.

Numa dessas visitas de pesquisa ocorreu um fato curioso; uma internauta inquiriu-me:
- Professor, o senhor saber falar estrangeiro?
- Sei inglês e espanhol, por quê?
- É que tenho uma francesa e estou aprendendo a falar com ela. Puts é uma língua massa!”

Neste diálogo, orgulhosa, a internauta continuou a conversa com sua amiga digital, com enunciado lingüístico extremamente híbrido, porém compreensível a ambas. (Em respeito ao sigilo da conversa da minha entrevistada não puder ter acesso aos diálogos, bem como me comprometi em não divulgar nem seu nickname tampouco de sua amiga).

Diante deste contexto, surgem algumas questões importantes a serem discutidas em foros específicos. Ver-se, portanto ai, a necessidade de promover políticas públicas e educacionais nas quais se democratizem os acessos públicos a internete nas escolas, bem como se preparem professores e alunos desde as séries iniciais para que todos possam usufruir os benefícios que a rede oferece.

Assim, todos passariam atuar como cidadãos capazes de lidar com os códigos e mensagens digitais. Nesta primeira faze deste trabalho temos percebido que as crianças e adolescentes tem mais afinidade com a tecnologia do que a escola, isto é, a maioria dos profissionais da educação são ciberfóbicos e, portanto, isso tem dificultado seu trabalho diante da tarefa de ensinar a ler e escrever no mundo das mídias digitais.É diante desses fatos aqui resenhados, se infere que esta comuna está se tornando cibernética á medida que não se têm bibliotecas públicas estruturas, onde estudantes e professores podem pesquisar tanto em livros de referências quanto em sitio eletrônicos especializados. Além disso, aqui e em todo país políticas públicas que favorecem a formação do professor(a) para que estes tenham o domínio das linguagens e mídias digitais, com objetivo de auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos estudantes, “cidadãos do mundo!”