domingo, 21 de junho de 2009

WEBLOG: DO ARGUMENTO AO GERENCIAMENTO DE EMOÇÕES NA REDE

Apresenta-se aqui de maneira breve uma compreensão do que o weblog representa para a sociedade contemporânea; meio de produção e publicização de informações pessoais que por seu turno, associa-se, às vezes, ao individual e, por outro lado, ao social. O primeiro é nascente de uma tradição ocidental da escrita com a qual as sociedades registraram de maneira secreta suas emoções - diários íntimos -, mantendo dessa forma a questão da privacidade que até então não existia devido a sociedade grega ter na paidéia a melhor maneira de conviver na sociedade grega, isto é, os discursos eram portanto, públicos.
Com relação ao social, o weblog rompeu com a tradição da vida privada e põe em destaque e ao público as emoções dos individuos que, por necessidade psicológica de se fazer visto, posta à rede seus cotidianos pessoais. Isso poderia ser compreendido como sendo uma espécie de sessão de análise pública, na qual todos se escutam e se expressão ao mesmo tempo, entrentanto, esta questão não está a lume, visto que não se trata de uma abordagem psicoanalítica. Porém, não se exime de reconhecer a importância que essa ancoragem teórica tem nesse contexto.
Sabe-se que na contemporaneidade há uma presença contínua das tecnologias de informação e comunicação - TIC que, segundo Lévy(2007) tem possibilitado à compreensão da chamada inteligencia coletiva na qual sujeitos interatuam, inventando a linguagem quando jamais se falou, quando nenhum de seus ancestrais jamais proferiu uma frase (...).
É nesse sentido, portanto, que se cre na idéia de que o weblog é um espaço de encontro de inteligências coletivas as quais associam-se à linguagem escrita uma série de signos culturais que, distribuidos e coordenados pelos membros das cibercomunidades levam ao entendimento coletivo de que há signos, por sua vez, migrantes e mutantis; deslizamentos vertiginosos entre as religiões e as línguas, zappings entre vozes e os contos, e bruscamente, na esquina de um corredor subterrâneo, surge a música do futuro... A Terra como um bola sob o olho do gigante de um satélite.(LÈVY, 2007, p.16).
Em sendo o weblog uma tecnologia intelectual que se fundamenta em outra técnica, escrita; pode-se inferir que o reconhecimento de que as língua(gens) foram criadas e convencionalmente aceitas pelas sociedades em determinados momentos no interior de dadas comunidades, a produção da escrita no weblog é, sem dúvida, uma maneira de se repensar o conceito de público e privado, posto que o ato comunicativo per si assegura aos comunicadores possibilidades de tracas, sejam elas simbólicas ou culturais.
Lèvy (2007) a democratização da sociedade moderna passa a evidenciar à medida que os individuos veem na língua a condição essencial para se realizar a comunicação social no interior das sociedades. Dessa maneira, reconhece-se que as práticas contemporaneas de comunicação realizadas via weblog é desconstrução desse processo. Isso tem ocorrido devido a capacidade e ampliação de espaços comunicativos criados pela web em escala glocal, deixando à mostra de todos as relações que os sujeitos tem e criam com os grupos com os quais se identificam por meio da lingaugem que praticam.
As línguas são feitas para a comunicação no interior de pequenas comunidades "de escala humana", e talvez para assegurar as relações entre tais grupos. Graças à escrita, vencemos uma nova etapa. Essa técnica possibilitou um acréscimo de eficácia da comunicação e da organização dos grupos humanos bem mais importante que o permitido pela fala. (LÈVY, 2007, p. 17).Ilustra-se essa discussão com o pensamento de Gilberto Gil realizado na música Pela Internet. Boa reflexão sobre a importância da internet e sua lingaugem no contemporâneo.