sábado, 19 de julho de 2008

A DOUTRINA DEMAGÓGICA PARA AS MASSAS: MÚSICA CLÁSSICA NO SERTÃO

Estive pensando qual seria o assunto a ser tratado ao voltar minha prática de escrita neste espaço. Ei-la a seguir para reflexão: Hoje, fui surpreendido com a notícia de que teríamos um concerto em praça pública com um dos maiores nomes da área; Arthur Moreira Lima, solista de respeito nacional e internacional. Então, fui apreciar tal evento, surpresa maior foi ver na primeira fila, sentado em um banco simples, o governador do Estado. Então pensei: Nossa, Ele veio só para assistir a tão ilustre músico. Quanta honra, não é mesmo?
Sabemos que na sociedade atual, o comportamento dos homens é em grande parte determinado pela intenção e a integração de sua memória às suas experiências passadas, então estar sentado num banco simples na praça pública e assistindo a concerto ao piano, no qual o “cavalo de batalha” do solista era as composições Chopin, tenha sido um momento paradoxal para todos nós, inclusive para o Governador e as autoridades que o acompanharam, porque certamente esses não tiveram como a maioria da audiência, em sua comunidade a presença dessa cultura musical.
Mas, afinal quem era mesmo Chopin? Isso talvez tenha ficado na mente da maioria das pessoas que ouviam e assistia Arthur Moreira Lima interpretar belamente aquelas composições. (Frederic Chopin era filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de língua e literatura francesas, e da pianista polonesa Justina Krazizanovska. Dez meses após o seu nascimento, a família foi morar em Varsóvia, onde transitava entre os nobres e a burguesia.Chopin teve uma infância culta. Aos seis anos passou a ter um professor de piano, Adalbert Zwini, que lhe apresentou as obras de Bach e Mozart.Seu primeiro concerto público ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada sua primeira obra, uma polonaise. Prosseguiu conciliando seus estudos no Liceu de Varsóvia com as aulas de piano. Em 1825, apresentou-se para o czar Alexandre I. No ano seguinte ingressou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou seus estudos com o compositor Joseph Elsner. Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação russa, Chpin resolveu deixar Varsóvia e partir para Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich. Em julho do ano seguinte, Chopin seguiu para Paris, onde logo integrou-se à elite local, passando a ser requisitado como concertista e como professor. Nessa época conheceu músicos consagrados, como Rossini e Cherubini, e outros de sua geração, como Mendelssohn, Berlioz, Liszt e Schumann. Em uma de suas viagens pela Europa, em 1835, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda criança em Varsóvia. Chopin apaixonou-se, mas, apresentando já os primeiros sinais de tuberculose, acabou rompendo o noivado por pressão da família de Maria. Em 1838 Chopin uniu-se à controvertida escritora Aurore Dupin, que usava o pseudônimo masculino de George Sand. O casal resolveu passar um tempo em Maiorca, mas o clima úmido da ilha piorou o estado de saúde do compositor. Em 1839, os dois voltaram para a França e em 1847 romperam definitivamente o relacionamento.No dia 17 de outubro de 1849, Frederic Chopin faleceu, aos 39 anos. Foi sepultado no cemitério de Père Lachaise, em Paris. Seu coração foi colocadodentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, conforme o seu pedido.Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com exceção de apenas algumas peças. Várias de suas obras têm influência do folclore polonês, como é o caso das mazurcas e das polonaises.)
Não dizer o que foi Chopin para música ou à humanidade não faz diferença diriam alguns, uma vez que a audiência ali se restringia a uma minoria escolarizada e que estava interessada não em contemplar aquele momento único na vida de muitos de nós, mas sim, de estar perto do poder e aproveitar a oportunidade para ser visto em alguma foto.
Isso, sem dúvida, torna o valor e a cultura clássica apenas um pano de fundo no qual se projetam interesses alheios à própria inserção das classes populares à cultura de elite.
Por fim, fica ao leitor a reflexão... Por que só agora Arthur Moreira Lima um piano na estrada, chegou a Irecê se o projeto é antigo?
Talvez a resposta esteja além da imaginação, porém Abraham A. Moles diz que todo item, todo átomo de cultura, é assimilável pelo ser humano em razão exclusivamente de sua importância fundamental e não em razão de sua dificuldade de apreensão;” (Moles, 2000, p. 86). então apreender o significado de tão importante evento em plena campanha eleitoral não será tão díficil! não é mesmo?

Bibligrafias consultadas

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u761.jhtm

MOLES, ABRAHAM A. doutrinas sobre a comunicação de massa. In. LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000, pp. 75-102.

Posted by Picasa