quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ESCREVER E VESTIR É UMA QUESTÃO DE ESTILO

Tem quem diga que cada sujeito, a sua maneira de ser e estar; de acordo com o contexto no qual atua e produz ações de linguagem como se estivesse usando uma roupa de alta costura ou não. No que diz respeito à escrita, existem os estilistas da língua que, tomando as regras da língua as transformam em elementos essenciais para a construção de uma boa comunicação, alta costura!? Por outro lado, aqueles que trabalham no campo da moda, estilistas. Estes, por sua vez, colocam suas intuições a serviços da criação de peças de roupas que, mesmo sendo esquisitas e até consideradas inapropriadas em determinados contextos, às vezes, as vemos usadas no cotidiano, estão nas ruas.
Diante dessa questão é interessante dizer que se evidencia um problema filosófico: a Estética. Filósofos sempre discordaram a respeito desse conceito, até porque a beleza e o belo são de inteira responsabilidade daquele que ver, observa o que lhe é apresentado em dado contexto a partir de suas referências.
Escrever tem sido ao longo dos tempos, considerado uma arte e, portanto, estava reservado aos gênios e artistas da língua. Entretanto, a sociedade contemporânea tem possibilitado várias formas de manifestação de pensamento por meio das atividades de linguagens, sejam elas orais ou escritas. Lembrando sempre que a comunicação escrita é a que permanece como ponto central da sociedade, mas tem sua articulação baseada na beleza da vestimenta oralidade.
Desse lugar, escrever através das tecnologias digitais vem se constituindo um novo modo maneira de se repensar a ideia de belas letras. Acontece que, sites de relacionamentos são colocados no ar, permitindo a todos aqueles que navegam no ambiente digital, produzir suas próprias roupas através dos fios livres que as linguagens digitais permitem às ousadias.
Nesse contexto cabe a cada um, escolher quais são as melhores maneiras de escrever e se vestir, uma vez que estão à disposição vários recursos linguísticos e estilísticos a todos que, podem se vestirem conforme a alta costura da comunicação escrita, formal ou podem se valer de costura iconoclasta. Sugere-se então que, todas as formas de escrever e vestir são válidas e, certamente, tem sua beleza e respaldo de sua comunidade.