sábado, 21 de agosto de 2010

PALESTRAS REALIZADA NA ESCOLA CLARICE GAMA, EM SÃO GABRIEL-BA

ADOLESCENTES, REDES SOCIAIS E INTERAÇÕES EM AMBIENTES DIGITAIS



Robério Pereira Barreto



Esta palestra intui discutir por meio de dados de pesquisa realizada em escolas de Irecê –Ba, o modo como os adolescentes se relacionam na redes sociais da Internet. Faz parte da pesquisa discutida em dissertação de Mestrado: Tecnologias intelectuais chat e weblog: modus de produção de linguagem na web (2009-2010) no Programa de Mestrado em Educação e Contemporaneidade da PPGEduc – da Universidade do Estado da Bahia, Campus I – Salvador – BA, quando se debateu questões relacionadas à forma como os cibernautas do Território de Irecê – BA, a partir das lan houses produziam seus relacionamentos e interagiam por meio de uma linguagem própria, especialmente desenvolvida para tal processo comunicacional, o internetês.

Esta exposição esta dividida em dois momentos que os considero a didatização da palestra. No primeiro faz-se a exposição teórica que sustenta a falas, em seguida, far-se-á a exposição dos dados quantitativos e qualitativos coletados durante a pesquisa a campo.

Por um lado, apresentar-se-á em justaposição a discussão de Recuero (2008) sobre as redes sociais na Internet, livro homônimo, tendo-o como ponto de ancoragem teórica. Por outro lado, far-se-a uma interlocução com Bakhtin (1981) no sentido de explicitar o contexto e o conceito de interação verbal em que se promove a comunicação via redes sociais na web. Ainda na conjuntura da interação se partilha do pensamento de Primo (2007), sobre a interação mediada por computador, visando com isso, situar os processos de criação e socialização de capital social e cultural via redes sociais Que, neste caso, especificamente trata-se da interação feita através dos comentários realizados em weblog, post no Twitter, Folotolog, etc.

Nesses lócus, a possibilidade de situar e evidenciar os conceitos de interação socio-verbal e, por consequência o modus de produção de linguagem dos cibernautas interagentes.

Atesta-se que as tecnologias intelectuais suportadas pela web ocupam e promovem dinâmicas e constantes mudanças na sociedade de vida social intensa, tendo nas redes sociais o meio de se produzir linguagem de acordo com o cotidiano da comunidade.

De acordo com Fragoso (2008)

a natureza , motivos, prováveis e possíveis desdobramentos dessa alterações, por sua vez, são extremamente complexos, e a velocidade do processo tem sido estonteante. (...) é difícil resistir à tentação do determinismo tecnológico, que traduz em respostas encantadoramente simples a máxima de que a tecnologia define a sociedade. (FRAGOSO, 2008, apud RECUERO, 2008, p. 12).

Para Recuero (2008) as redes sociais por se constituírem em complexos interacionais apoiadas em tecnologias digitais de comunicação fazem com que os agrupamentos humanos na web se encontrem e revelem suas formas de comportamentos pessoais. “When a computer network connects people and organization it is a social network ” (GARTON, HAYTHORNTHWAITE e WELLMAN, 1997, p. 1).

Diante dessas questões, se prioriza as redes sociais da web, Weblog por se compreender que há nessa tecnologia intelectual um modus de produção de linguagem, por meio da qual a conexão e a interação entre os cibernautas se completam e solidificam.

Essas relações em rede sociais ocorrem devido ao acordo estabelecido entre os participantes das comunidades que, falando um mesmo código e partilhando o capital social nela existente edificam a interação social.

Essas interações, na Internet, são percebidas graças à possibilidade de se manter os rastros sociais dos indivíduos, que permanecem ali. Um comentário em um weblog, por exemplo, permanece ali até que alguém o delete ou o e weblog saia do air (sic). Assim acontece com a maior parte das interações na mediação do computador. Essa interações são, de certo modo, fadadas a permanecer no ciberespaço, permitindo ao pesquisador percepção das trocas sociais mesmo distante, no tempo e no espaço, de onde foram realizadas. (RECUERO, 2008, p. 30).

Na realidade, o modus de produção de linguagem no âmbito das tecnologias intelectuais, com destaque para o weblog, baseia-se, sobretudo no principio da interação social em que, segundo Bakhtin (1981) há um Eu e Outro que compartilham ações de linguagem e capital social no ato de interação via Weblog.

Recuero (2008) ao tratar da questão da interação nas redes sociais, enfatiza o conceito de interação de Parsons e Shill (1975) “compreende sempre o alter e o ego como elementos fundamentais, onde um constitui-se em elementos de orientação para o outro. A ação de um depende da reação do outro, e há orientação com relação às expectativas.” (RECUERO, 2008, p. 31).

Isto leva à inferência de que cibernautas ao se constituírem como atores sociais na rede, buscam em suas ações de linguagem e comunicação a reciprocidade, esta por sua vez pode acontece instantaneamente como também podem acontecer a posteriori, visto que os comentários dos post de weblog normalmente correm por meio de assincronias.

Nicolelis (2009) mostra esta questão de maneira interessante no livro O blog da família, quando o seu protagonista Pirata relata as vivências da família por meio de posts na web. Consequentemente, cada post é avaliado pelo weblogleitores que, interagindo assicronicamente com ele, deixam suas impressões, inclusive duvidam de seu perfil a partir das marcas estilísticas no modo de narrar os fatos de sua casa.

Deise, de Florianópolis (SC): qual é, cara? Pelo seu jetio de escrever, vc já é meio grandinho pra usar o nickname Pirata, não ? Tô achando tb que essa sua família é de mentirinha. Deixa de embromação, mane. De qquer forma, confesso q me diveri muito.

De Pirata para Deise: Qual é sua, Deusa? Já chega chutando o balde? Logo vc vai saber p q esse nickname. Vc é uma gatinha de garras mto afiadas, sabia? Um beijo e continue acessando o blog. Vem coisa quente por ai.

Apresenta-se nessa interlocução a ideia de que “A interação, é, portanto, aquela ação que tem um reflexo comunicativo entre individuo e seus pares como reflexo social” (RECUERO, 2008, p. 31).

A palavra dirige-se a um interlocutor: ela é função da pessoa desse interlocutor: variará se se tratar de uma pessoa do mesmo grupo social ou não, se esta for inferior ou superior na hierarquia social, se estiver ligada ao locutor por laços sociais mais ou menos estreitos (pai, mãe, marido, etc.). (BAKHTIN, 1981, p.112)

A noção de interação verbal via discurso realizado no weblog é gerada pelo efeito de sentidos originado pela sequência verbal, pela situação, pelo contexto histórico-social, pelas condições de produção e também pelos papéis sociais desempenhados pelos interlocutores. Ou seja, além dos aspectos linguísticos as condições de produção do discurso são definitivas para compô-lo.

Assim sendo, é importante entender que no decorrer da interlocução mediada pelas tecnologias digitais se vai além das mediações tradicionais, isto é, buscas mais que apenas escutar e falar deseja-se relações e trocas de capital social e simbólico oferecido pelas tecnologias intelectuais: Weblog, Orkut, etc.

Baudrillard (1991) sugere que este tipo de comportamento nos processos de interação socio-verbal nas redes sociais pode ser acompanhado de ações dissimulatórias nas quais as identidades são protegidas através de nicknames, conforme sugere o diálogo acima citado, no qual se suspeita da real idade do enunciador. Deste modo, “dissimular é fingir não ter o que se tem. Simular é fingir ter o que não se tem. O primeiro refere-se a uma presença, o segundo a uma ausência.” (BAUDRILLARD, 1981, p. 9).

Nesse contexto, Thompson (1988) informa que as tecnologias intelectuais suportadas na Internet, passaram a oferecer maneiras diferenciadas de ação e interação socio-verbal, bem como novos tipos de relacionamentos sociais. Logo, proporciona aos interagentes situações interativas além das fronteiras físicas da interação tradicional.

Para Bakhtin (1981) a linguagem é interação social. O sujeito, ao falar ou escrever, deixa em seu texto marcas profundas de sua sociedade, seu núcleo familiar, suas experiências, além de pressuposições sobre o que o interlocutor gostaria ou não de ouvir ou ler, tendo em vista também seu contexto social.

No movimento de interação social os sujeitos constituem os seus discursos por meio das palavras alheias de outros sujeitos (e não da língua, isto é, já ideologizadas), as quais ganham significação no seu discurso interior e, ao mesmo tempo, geram as réplicas ao dizer do outro, que por sua vez vão mobilizar o discurso desse outro, e assim por diante.

“(...) ela é função da pessoa desse interlocutor: variará se se tratar de uma pessoa do mesmo grupo social ou não, se esta for inferior ou superior na hierarquia social, se estiver ligada ao locutor por laços sociais mais ou menos estreitos (pai, mãe, marido, etc.). (BAKHTIN, 1981, p.112)

A noção de interação verbal via discurso realizado no weblog é gerada pelo efeito de sentidos originado pela sequência verbal, pela situação, pelo contexto histórico-social, pelas condições de produção e também pelos papéis sociais desempenhados pelos interlocutores. Ou seja, além dos aspectos linguísticos as condições de produção do discurso são definitivas para compô-lo.

O papel pedagógico das redes sociais na escola contemporânea caracteriza-se, pois, a sociedade contemporânea a partir da compreensão de que se está vivendo num acelerado processo de desenvolvimento tecnológico e científico no qual cada vez mais há substituição do fazer humano pela máquina da informação e, sobretudo, no campo educacional.

Nesse sentido, vale ressaltar que a forte presença das tecnologias intelectuais – Orkut, Facebook, Twitte e Weblog nos espaços escolares seja através de inforcentros, ou fora dele, lan houses há crescente descompasso no processo de ensino no universo das escolas públicas de maneira que se reconhece a importância de uma formação voltada para o uso didático e pedagógico dos meios digitais de comunicação social no sistema educacional.

Em verdade esses meios digitais estão disseminando novas ideias, hábitos, juízos éticos e, sobremodo, estéticos relacionados aos conhecimentos disponíveis na web. Portanto, interessa nesse caso, oferecer uma possibilidade de formação articulada com esses novos desafios para se enfrentar a nova educação escolar que se instaura nesse panorama em que o virtual cada vez mais é potencializado pela linguagem e imagem da mídia digital.

(...) os desafios que enfrenta a educação escola nesse cenário de intenso desenvolvimento da mídia imagético-eletrônico. Está implícita nessa problematização que a escola não está imune às diversas mudanças sociais. Essas mudanças são provocadas pela nova ordem social e econômica pela qual passa o país (Grifo meu) e ascende à instituição escolar e, ao mesmo tempo, são, de alguma maneira, tocadas por ela. (LOUREIRO, 2003, p. 11).

Dessa maneira surge uma nova perspectiva de pensar a escola e a formação dos profissionais da educação para atuarem de maneira significativa nos espaços onde a tecnologia da informação e comunicação – TICs e as redes sociais se intensificam como presença potencial de aquisição de conhecimento. Por outro lado, a ação pedagógica ora suscitada por essa nova atividade educativa, reclama por formações nessa direção, ou seja, o estado precisa avançar rapidamente nessa direção e criar mecanismos pedagógicos que assegure a formação continuada dos profissionais da educação, visando um processo de formação, que impliquem escolhas valores e convenções éticas e concepção de homem e mundo contemporâneos.

Na sociedade contemporânea, vem se acentuando o domínio pedagógico dos meios de comunicação e das tecnologias intelectuais atreladas às internet ligada à escola cada vez mais midiatizada. “A mídia concretiza práticas pedagógicas à medida que se ocupa, intencionalmente, da transmissão e assimilação de sensibilidades e saberes hegemonicamente vinculados ao consumo. (LOREIRO, 2003, p. 13).

Nessa perspectiva, a educação na contemporaneidade deve seguir ao princípio de que “o saber muda de estatuto ao mesmo tempo em que as sociedades entram na idade pós-industrial e a cultura na idade pós-moderna” (LYOTARD, 2000, p. xv). Não há dúvida de que a educação está sendo levada a incorporar elementos da contemporaneidade, posto que as mudanças tecnológicas, culturais, políticas e econômicas, na maioria das vezes sintetizadas no surgimento de uma forma sócio-educacional pautada na velocidade da informação e criação instantânea de conhecimentos.



Bibliografias consultadas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GUTIERREZ, Suzana. Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line. Revista Novas Tecnologias na Educação - Renote Porto Alegre: CINTED-UFRGS, v. 2, n. 2, nov. 2004 . Disponível em http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2004/artigos/a6_distribuicao_conteudos.pdf, acesso em 20 mar 2005.

GUTIERREZ, Suzana. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 233p.

GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. In. Novas Tecnologias CINTED-UFRGS na Educação, 2005.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Núcleo de Estudos Linguagens e Tecnologias – NULTEC – iniciará suas atividades com reuniões quinzenais, a partir de 26 de agosto de 2010, das 17 às 19 horas, a serem realizadas no DCHT – Campus XVI Irecê – e tem como objetivo a construção de um espaço de discussão teórico-metodológica que auxilie a professores do ensino básico ao ensino superior, bem como a estudantes dos mesmos nível de ensino a compreenderem a importância que têm as linguagens e as tecnologias digitais no cotidiano da escola e do mundo da vida de todos envolvidos na educação; se aproveite ao máximo o potencial destas recursos para se fazer construções e encaminhamentos que ampliem o modo de aprender e ensinar de todos, através das potencialidades das tecnologias digitais, intelectuais e de comunicação aplicadas à educação. Conforme tabela abaixo:




CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

Data/horário Ações Recursos

26/08/10 Apresentação do projeto e direcionamentos de ações Datashow, internet

16/09/10 Estudo sobre usos das redes sociais como potencialidades de escrita em sala de aula Datashow, internet e texto

30/09/10 Aspectos da pesquisa em redes sociais na internet Datashow, internet e texto

14/10/10 Capital social, individual e filiação nas redes sociais Datashow, internet e texto

28/10/10 Comunidades virtuais: da escrita ao encontro de si Datashow, internet e texto

4/11/10 Tecnologias na educação: uma travessia a ser feita Datashow, internet e texto

28/11/10 O professor analógico, aluno digital novo dilema da educação na contemporaneidade Datashow, internet e texto



Atenciosamente,



Robério Pereira Barreto

Coordenador do NULTEC