domingo, 15 de agosto de 2010

REDES SOCIAIS: PARA ALÉM DO VIRTUAL

Sabe-se que a comunicação mediada por computador tem possibilitado travessias importantes na vida social contemporanea. Nessa concepção está a ideia de que todos os meios de interação social levam ao encontro fisico dos sujeitos. Então, a Internet e suas ferramentas de comunicação acabam por possibilitar aos individuos sessões de conversação que os rementem à vivências no mundo real.
Os indivíduos sempre se corresponderam a distância - lembrem-se pois, dos namorados via carta postal - estes acabavam em contatos físicos. Embora, a imaginação quando do ato interacional leva a construção de perfis que, às vezes, na realidade eram contestados.
De qualquer modo, as redes socias na internet tem conduzido para além do virtual. Seja por meio de ações isoladas ou até mesmo por comunidades que acerca de uma causa comum acabam se encontrando no mundo real e, por consequência, agem socialmente em busca da melhorias para a sociedade.
Diante disso, apresenta-se nesse ensaio uma possibilidade para  reflexão sobre a simplificação que está sendo dada a interação via redes sociais, isto é, crer-se na maioria das vezes que os indivíduos que inteagem na web, apenas se mantêm escondidos por atrás de um perfil ou nickname.