sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MSN: ORALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E DA LINGUAGEM

Ensaia-se aqui, a ideia de que a produção de linguagem no MSN possibilita e, até pontecializa a oralização da linguagem, uma vez que se aplica na comunicação a li realizada, principios econômicos ofertados pela fonêntica e a fonologia.
Diante disso, adota-se como categoria central, a oralidade, em virtude de os participantes-comunicantes no MSN, ao tornar e ou tomar a palavras na comunicação oralizadas, os interlocutores retomam as vozes textuais no sentido de, por meio, da escrita digital valoriza a função da "voz escrita" na produção de mensagem.
a voz que diz texto certamente leva em conta a função linguistica, mas também uma outra, musical ritmada (grifo meu) a  voz do contador é apta a se dobrar à diversidade dos personagens ou das emoções. uma menina palavra, um único pronome podem transmitir múltiplas mensagens. (BAJARD, 1999, p. 97).
Comprende-se que para uma comunicação oralizada no MSN, o papel do comunicador - enunciador - mais experiente é determinante para a interação, porque nela estão dispostas capacidades linguisticas e semiologicas nas quais, ambos, locutor e interlocutor são levados a intermediarem a relação por meio do uso de expressões em que a acentuação e a disposição das palavras são corroboradas pela entonação da "escrita vocalizada", o que certamente determina o ritmo e a velocidade da comunicação.
Disponibiliza-se nesse espaço algumas bibliografias que poderão servir de base teórica para estudos sobre oralidade e cultura escrita, bem como sobre estudos que tenham a voz como elemento central dessa discussão.

Assim sendo, toma-se aqui a discussão de Paul Zumthor sobre o conceito de vocalidade em vez de oralidade. Segundo esse autor:

Vocalidade é a historicidade de uma voz: se uso. Uma longa tradição de pensamento,é verdade, considera e valoriza a voz como portadora da linguagem, ja que na voz e pela voz se articulam as sonoridades significativas (1993, p.21)

Nessa perspectiva, aparece a distinção de Bajar (1999) sobre oralizar e dizer. Para este autor oralizar é uma atividade de identificação das palavras através da voz; dizer é uma terminologia empregada a atividade de comunicação vocal de um texto preexistente. Dessa maneira, o texto escrito se torna um novo texgto, multicodificado com a música da voz. (BAJAR, 1999, p. 111).

São elas:


 
Gêneros orais e escritos, de Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly;



Escritura e nomadismo, de Paul Zumthor;



A letra e a voz, de Paul Zumthor;



Oralidade e cultura escrita, de Walter Ong;



Cultura escrita e Oralidade, de David Olson;



Ler e dizer, de Elie Bajar.