quarta-feira, 31 de outubro de 2007

triagulo perfeito



ESPAÇO VIRTUAL: WEBLEITOR E WEBLEITURA

Muito se tem falado nos meios acadêmicos sobre os processos de leitura. Todavia, estes estudos se voltam para a questão canônica do ler relativos aos clássicos textos de literatura e da cultura universal.
Na sociedade de hoje – comunidade da informação digital – sofremos constantemente com os problemas relacionados à leitura nos espaços digitais. Entendemos que estes problemas são conseqüências da falta de preparação dos leitores para ingressarem nesses espaços e interpretarem os ciberdiscursos correntes nos livros das bibliotecas virtuais, internet.
Diante desta questão, acreditamos que é preciso responder as perguntas-chave que orientam o acesso a este saber: O que é livro virtual – ebook? Como leio um livro digital? Onde e como posso ler meu alfarrábio eletrônico? Livro eletrônico, ou e-book, é um livro digital que você pode ler em uma tela de computador. Alguns livros eletrônicos também podem ser lidos em um dispositivo eletrônico como em qualquer lugar com os HandHelds como os PocketPCs, WinCE, Palm. As vantagens são inúmeras: os livros eletrônicos podem ser baixados instantaneamente pelos usuários num clique de mouse (por meio de download). É de fácil manipulação. Durante a leitura, por exemplo, a ampliação do tamanho de letra, a possibilidade de criar anotações ao longo do texto e os recursos de pesquisa de palavras e uma série de recursos que vem sendo desenvolvida a cada dia. Segundo afiança especialistas no assunto.
Então, como leio um livro eletrônico? Para ler os livros eletrônicos no formato PDF da Virtualbooks, você deverá instalar em seu computador os programas Acrobat Reader e o descompactador WinZip (o mais popular) ou outro similar. Parte dos arquivos que você baixa da Biblioteca Virtualbooks chegam com a extensão zip. Trata-se de um formato de compressão, que deixa o arquivo menor e, portanto, torna o download mais rápido. Após instalar os dois programas: Acrobat Reader e o WinZip, você só terá que copiar os livros eletrônicos da Biblioteca Virtualbooks e clicar neles, que abrirão automaticamente.
Esta nova realidade precisa ser trabalhada nas comunidades educacionais, visando ao maior acesso dos webleitores aos conhecimentos clássicos e atuais disponíveis na Web. Com isso, eles passariam a aproveitar melhor os espaços virtuais de leitura. Dessa forma, cabe a escola e as universidades formadoras de professores estimularem os seus estudantes para o uso efetivo pela internet como fonte de pesquisa e leitura. Dizendo de outro modo, é fundamental a inserção de todos os profissionais da educação ao universo digital, uma vez que a cultura e a sociedades atuais vivem e realizam suas ações baseando-se nos comportamentos oferecidos pelos mecanismos digitais. Por tanto, à medida que a escola prepara seus alunos para a leitura do mundo digital, certamente, estes estudantes se preparam melhor para a vida em sociedade, podendo, inclusive, tornam-se agentes efetivos do processo criativo e produtivo tanto da linguagem quanto da leitura dos espaços virtuais.