sábado, 15 de janeiro de 2011

LÍNGUA(GEM) DA INTERNET: COMUNICAÇÃO DO POVO

Já se passaram várias décadas em que a revolução provocada pela escrita propagada através da impressa, quando Gutemberg facilitou o acesso de boa da população mundial a linguagens, saberes, conhecimentos e identidades até então resumidas àqueles que se mantinham no poder  por meio do dominio da leitura do código escrito, tendo com isso controlado a participação nos mais diversos meios sociais, politicos e culturais de sujeitos de classe sociais subalternas. Todavia, a popularização dos meios de comunicação de massa auxiliou na construção de novas mentalidades e, consequentementente, têm permitido que as pessoas em quase todos os lugares do mundo produzam e publiquem informações em tempo real, mantendo vivas suas identidades através de uso da língua(gem) da internet.
A internet por meio de seus recursos, incluindo sites de relacionamentos e programas instituicionais ligados à educação e à comunicação oferece a sociedade contemporânea oportunidades de se comunicar e, assim, dividir entre "cidadãos do mundo" criações e recepções tanto de literaturas quanto de problemas sociais. Cita-se como exemplos, as atitudes de governantes déspotas que, arbitrariamente, fecham emissoras de rádio, televisão e jornais, contudo o mundo inteiro por meio de redes sociais construidas por meio da internet e, que têm no celular e computadores pessoais socializado esses acontecimentos usando uma lingua(gem) específica que não pode ser retida pela censura.
Na verdade, o que estas questões nos mostra, talvez, seja a participação de classes populares no processo de criação e exposição de identidades sociais. Nesse sentido, a comunicação entre povos de diferentes culturas e continentes hoje, ocorre em virtude de existir uma língua(gem) que, às vezes, tem ares de código secreto noutro tem aspectos sociais e inclui a todos sem que haja a necessidade de se afirma, pois todos de misturam.