segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FALSA COORDENAÇÃO

O grito da coruja ressoa sobre o sertão; vai direto ao ouvido do homem simples; chega à beira da caatinga; seu olhar faceiro flerta a imensa escuridão, e enamorado se perde no que busca. BARRETO, 2011.
No texto acima, conforme a NGB - se trata de casos de falsa subordinação, visto que se tem aí a coordenada assindética. Assim, as unidades estão separadas por ponto-e- vírgula, salvo as duas últimas que vêm ligadas pela conjunção "e", com a qual o autor parece "fechar" a série, como se estivesse enumerado todos os detalhes dignos de menção. (GARCIA, 1999, 49).

O sertão se veste de verdes folhas, a noite é sombria, a alegria enche a face do sertanejo com marotos sorrisos borreais. BARRETO, 2011.

De acordo ainda com Garcia (1999) as orações acima estão separadas por vírgula, inclusive as duas últimas, com o que o autor parece insinuar que não arrolou todos os aspectos do quadro descrito, deixando a série como que aberta, em virtude da omissão de um e entre as duas últimas orações. (GARCIA, 1999, p. 49)

Professor, autor?

Educação no século XXI

Desafios da mobilidade - uso de laptops, tablets e celulares na educação