ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO EM LINGUA PORTUGUESA
Este blog nasce com objetivo de publicizar informações e comentários sobre arte, poesia e linguagens midiáticas relevantes na compreensão da vida na sociedade contemporânea.
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9/03/2010 07:29:00 PM
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poetadasolidão
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8/30/2010 06:04:00 PM
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O weblog em sendo uma tecnologia intelectual em que todos podem dialogar de maneira assíncrona, certamente, possibilita aprendizagens continuadas e, assim, poderá servir de meio pelo qual todos passam a pertencer a determinados contextos socioculturais e assim produzir e socializar conhecimentos. Nesse contexto, diz-se que a relação dialógica entre enunciados – post e comentários – , mesmo os que estão separados no tempo, é que permite fazer uma interlocução com Bakhtin para dar suporte as formas de relação como os ambientes virtuais recentes, como é o caso dos weblogs. Quando se escreve um post, automaticamente se pensa no superdestinatário que, segundo Bakhtin é aquele que interage responsivamente com o autor. Isso produz uma reação em cadeia, de maneira que, na maioria das vezes se constrói uma rede de aprendizagem. Por outro lado, essa ação promove "primeiro uma delimitação conciliadora, depois a cooperação" (BAKHTIN, 2000, p. 376). "Cooperação que parte do reconhecimento da existência de zonas fronteiriças, onde a competição, mesmo a retórica, não tem sentido, onde a autonomia se firma no diálogo e os limites se tornam faróis que guiam a ação." (GUTIERREZ, 2005, p.12). Ao se considerar o post como uma produção textual de sentido completo, busca-se assim compreender Bakhtin (2000) entende que cada enunciado é em si mesmo completo e irreproduzível. O simples repetir já muda o sentido do que foi repetido. Um enunciado é sempre inédito, embora criado sobre algo de antemão dado, um sentimento, uma visão de mundo: "o objeto vai edificando-se durante o processo criador" (BAKHTIN, 2000, p.349). Assim, weblog edifica-se como espaço de formação continuada em rede, visto que a maioria dos enunciados postados possibilita a interação entre os sujeitos – autor e leitor – que ao fazer seus comentários esclarecem e até desconstroem sentidos até então considerados válidos. Num blog, cada post, é um enunciado completo, aberto para comentários e que, assim, engendra uma relação dialógica com outros enunciados. Cada post ou comentário é um enunciado novo, irreproduzível, que vai além de refletir algo dado e externo. O aspecto público de um post é uma condição que não apenas permite, mas que propõe o diálogo. (GUTIERREZ, 2005, p.12). É interessante que se compreenda que no weblog os textos são publicizados de maneira a permitir que o leitor interatue. Com isso, assume lugar de autoria ao colocar publicamente suas compreensões da discussão proposta no e pelo post. Logo, Um post está, deste modo, sempre aberto às novas vozes que se somam ao diálogo e compõem polifonicamente outros textos, posts, comentários num diálogo que não se fecha, sentido sempre inacabado. Pondera (GUTIERREZ, 2005, p.13). Nesta perspectiva, estabelece-se o dialogismo entre os cibernautas que, por meio de uma ação individual, promove o diálogo e o acesso à formação continuada e em rede, pois cada um que participa com comentários vai construindo e entrelaçando visões diferenciadas sobre o objeto. Assim sendo, atuar no weblog tanto por meio de post quanto através de comentários, conforme propõem Bakhtin (2000, p. 352), é "tornar se parte integrante do enunciado do texto [...]", e, por sua vez um enunciado considerado em sua relação com a realidade, com o sujeito real e com outros enunciados, torna-se uma ação dialógica. Por fim, há na produção publicada no weblog o que Bakhtin denominou de relação dialógica entre enunciados, mesmo os que estão separados no tempo, suportam as relações e estabelecem sentidos entre si. Então, quando escreve e/ou se ler um post e se compreende, automaticamente vira se parte deste texto, passando a compor o "terceiro num diálogo [...]" (BAKHTIN, 2000, p. 355), o superdestinatário que interage responsivamente por meio dos comentários ou de outros posts interlinkados. O comentário num post pode possibilitar "primeiro uma delimitação conciliadora, depois a cooperação" (BAKHTIN, 2000, p. 376). Para Gutierrez, (2005) a cooperação existente entre os cibernautas que participam da blogosfera partem do reconhecimento de que há "zonas fronteiriças, onde a competição, mesmo a retórica, não tem sentido, onde a autonomia se firma no diálogo e os limites se tornam faróis que guiam a ação." (GUTIERREZ, 2005, p.14). Diante desse quadro, pode-se inferir que no weblog está a potência e a possibilidade de se vivenciar atos de comunicação que, levando ao dialogismo que reconhece os sujeitos como participe da produção e socialização do conhecimento, certamente, promovem a formação continuada entre aqueles que estão abertos a desconstrução e, consequentemente, a reformulação de novos pensamentos. Bibliografias consultadas. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. GUTIERREZ, Suzana. Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line. Revista Novas Tecnologias na Educação - Renote Porto Alegre: CINTED-UFRGS, v. 2, n. 2, nov. 2004 . Disponível em http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2004/artigos/a6_distribuicao_conteudos.pdf, acesso em 20 mar 2005. GUTIERREZ, Suzana. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 233p. GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. In. Novas Tecnologias CINTED-UFRGS na Educação, 2005.
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8/26/2010 05:51:00 PM
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8/21/2010 03:53:00 PM
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Núcleo de Estudos Linguagens e Tecnologias – NULTEC – iniciará suas atividades com reuniões quinzenais, a partir de 26 de agosto de 2010, das 17 às 19 horas, a serem realizadas no DCHT – Campus XVI Irecê – e tem como objetivo a construção de um espaço de discussão teórico-metodológica que auxilie a professores do ensino básico ao ensino superior, bem como a estudantes dos mesmos nível de ensino a compreenderem a importância que têm as linguagens e as tecnologias digitais no cotidiano da escola e do mundo da vida de todos envolvidos na educação; se aproveite ao máximo o potencial destas recursos para se fazer construções e encaminhamentos que ampliem o modo de aprender e ensinar de todos, através das potencialidades das tecnologias digitais, intelectuais e de comunicação aplicadas à educação. Conforme tabela abaixo:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Data/horário Ações Recursos
26/08/10 Apresentação do projeto e direcionamentos de ações Datashow, internet
16/09/10 Estudo sobre usos das redes sociais como potencialidades de escrita em sala de aula Datashow, internet e texto
30/09/10 Aspectos da pesquisa em redes sociais na internet Datashow, internet e texto
14/10/10 Capital social, individual e filiação nas redes sociais Datashow, internet e texto
28/10/10 Comunidades virtuais: da escrita ao encontro de si Datashow, internet e texto
4/11/10 Tecnologias na educação: uma travessia a ser feita Datashow, internet e texto
28/11/10 O professor analógico, aluno digital novo dilema da educação na contemporaneidade Datashow, internet e texto
Atenciosamente,
Robério Pereira Barreto
Coordenador do NULTEC
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8/21/2010 03:50:00 PM
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8/15/2010 11:25:00 PM
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8/08/2010 12:11:00 AM
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Tudo que não aprendi não digo,
mas quando falo me coloco à
aprendizagem das vivências
que a vida me oferece.
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8/03/2010 04:22:00 PM
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8/01/2010 10:05:00 PM
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8/01/2010 10:01:00 PM
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Trata-se aqui em breves linhas dos desafios que a internet tem feio a todos nós no sentido de que estamos integrados ao mundo direto ou indiretamente. Com isso, constata-se que há hegemonia das tecnologias de informação e comunicação no fazer cotidiano dos cidadãos.
Hoje, a internet é o meio de comunicação dominante, mecanismo de socialização e troca de informações, a serviço dos mais variados interesses e mercados. Por exemplo a “geração Y” que aprendeu a conhecer e desejar produtos e serviços até então oferecidos pela TV e que não mais responde aos anseios de cibernautas que atuam na rede de maneira digital.
Acontecimentos públicos que antes eram transmitidos pela TV em seus horários jornalísticos, já não têm mais tanta importância, uma vez que via internet às informações e imagens são postadas em tempo real. Vejam-se as ocorrências onde os governos ditatorias fecharam as televisões, mas as informações chegavam em tempo real via internet transmitidas pelo celular.
Contemporaneamente, a internet e as redes sociais suportadas por ela mediam debates instantâneos entre o mercado e o consumidor. E mais: nas campanhas eleitorais atuais, a internet vai auxiliar em ações dos candidatos, pois nesse espaço se substitui os espaços físicos da praça pública pelos virtuais - Orkut, Msn, Facebook, Twitter. No campo da linguagem surge o desafio de se pensar na troca de discurso político com requintes de retórica classica por uma linguagem que explore os princípios da publicidade. Brevidade e carga psicológica ao leitor por meio de imagens e emoções expressas nas faces maquiadas e retocadas através de fotoshop.
Nesse momento de campanha eleitoral via redes socais, vale a provocação: “Praça pública, ora essa. Isso é do tempo em que as bandinhas bufavam em cima dos coretos” (Bucci, 2002). Para confirmação desse pensamento, redes sociais dos candidatos estão “bombando” e o Twitter é o vencedor desse quesito.
O interessante é que vemos candidatos virtualmente articulado com as velhas práticas discursivas em que o eleitor passa a ser alvo de suas intenções políticas, de maneira que as necessidades básicas do cotidiano nas propostas no ambiente digital ganha configuração de novidade e problema novo pede um herói para sua resolução.
No campo da imagem não poderia ser diferente, todos os candidatos apresentam suas fotos em perfis das redes sociais com no mínimo 20 anos mais jovem na faça, mas ao proferir seus discursos, ver-se quanto são velhas as promessas, vindo estas, a igualarem-se a idade cronológica da cada um. A cirurgia plástica digital nesse período é a prática da vez, tem cada figura na redes sociais se por acaso alguma criança pode perder o sono.
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7/18/2010 10:51:00 PM
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Escorre do chuveiro
Àgua que alimentando a pele
Dos corpos nus em fumegante braseiro.
Estes corpos se entregando aos mais
Lascivos desejos derretem se
sob o vapor que sobe e desenha
Suas esculturas no vidro do espelho.
Entre sussurros e gemidos
Escorrem entre as peles
O néctar do prazer...
Cada gota d’àgua a tocar as peles
Alimenta o desejo, o tesão
E os arrepios pelos corpos
Levam a contemplação...
Ah! Como não te deseja, Pecado?
Queima dentro de nós
Como lava de vulcão deflorando
A virgem montanha...
Em erupção corações saltitam
E os peitos inflam
desejando...
desejando...
As mãos sucumbem ao tocar
O pecado e o prazer abunda
Nesses corpos que explodem
Em êxtase a cada abraço
E toque íntimo nas delicadezas
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7/17/2010 09:02:00 PM
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QUANDO
Minha boca em brasa encontra
seus flamenjantes e tímidos lábios...
QUANDO
Minha carne firme e alucinada
toca em sua delicadeza
as forças sucubem e...
QUANDO
Desfalecido enconsta seu colo
quente e latejante na minha face
aquece a alma por novo amor imploro.
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7/16/2010 11:56:00 PM
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7/15/2010 05:08:00 PM
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DIOTURNO Quando a noite me cobre com gélido manto A alma recolhe-se querendo aquecer Em seus quentes abraços Adormecer sob seu suave acalanto. À sua companhia a vida ganhar cores E os saberes de seus beijos quentes Enchem esses momentos de sabores Porque neles há sensação de ser gente. Nesse mistério a madrugada e a lua Aparecem e apreciam nosso quer Em que o tesão é toda sua Supera a friagem da madrugada. Na manhã, saciado pela entrega Feita em querência nossa, Ainda continuo te querendo dioturnonamente E, por isso, ficar perto de ti é ser todo prosa. 04 de julho de 2010, 19h01min.
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7/04/2010 07:10:00 PM
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IMPASSIBILIDADE
Não sei por que sinto falta de você
Se às vezes chego perto e parece
Não querer me ver. Por quê?
Não sei por que carente digo:
Quero ter você comigo
E preciso de seu carinho
Que de mansinho me faz viver.
Não sei por que faz tudo mais difícil,
Quando, na realidade só quero ter você
Intensamente nos braços para amá-la até enfraquecer
As forças do corpo e saciar a alma de nosso prazer.
Não sei por que quero, quero e quero...
Estar ao seu lado mesmo que,
Ás vezes seja ignorado no meu querer.
Robério Barreto
02/07/2010, 19h48mim.
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7/02/2010 08:02:00 PM
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Nas plagas de frias madrugadas
A manhã se recusa a aparecer
E nessa angustia o querer
Ter você aumenta ainda mais.
Possuí-la é saciar vontade maior
Em momentos de intimidade
Que só aumenta a saudade
Quando fico distante de ti.
01/07/2010
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7/01/2010 02:05:00 PM
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6/29/2010 03:28:00 PM
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Quando estou sem você
é tão ruim de viver
que ando pela rua
de cabeça na lua
e sinto sua presença
a me seguir como sombra
que envolve meu especto
com querencia
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6/28/2010 07:12:00 PM
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6/27/2010 11:33:00 PM
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