ESCREVER PARA DISCIPLINAR AS INVENÇÕES DO PENSAMENTO
Escrever deveria ser o verbo mais praticado por todos. Quando se diz escrever é no sentido de se produzir textos que expressem pensamentos em que todos possam partilhar. Embora se saiba que a escrita é limitadora dos sujeitos, sobretudo, em se tratando de uma cultura de oralidade como a nossa.
Os mais sagazes afirmam que a escrita faz parte de sociedades civilizadas, de modo que à medida em que a sociedades se inscrevem no mundo da escrita, mais civilizada e promissora se torna. Para essa defesa há que se lembra de uma coisa: esta pratica esta vinculada aos contratos sociais estabelecidos pelo modernidade, na qual o homem perdeu credibilidade para sua palavra dita (oral), tendo que se registrada via escrita para garantir seu resultado.
Por outro lado, a escrever passou a ser confundida com fazer literatura à maneira dos grupos sociais estabelecidos pelo dominio do código escrito e, também pela meios de divulgação dessa produção de pensamento.
Henry Miller disse: "Rimbaud reduziu a literatura à vida; eu me esforcei para pôr a vida na literatura" Nessa ótica, pode-se dizer que a cada texto produzido o autor de inventa, pois busca em cada ação mostrar sua capacidade de controlar o turbilhão de ideias que podem ser transpostas ao suporte de divulgação - papel, computador, internet, etc. de maneira que não se confunda fatos com palavra. Escrever se faz com palavras e não com fatos. Isso significa que para escrever não precisa ter uma vida cheia de peripécias e aventuras palpitantes, basta ter o dominio e a técnica para escolher as palavras para espressar seus pensamentos.
Nesse sentido é interessante perceber que a internet por meio das redes sociais, especialmente, no weblog tem proporcionado aos sujeitos espaços de produção escrita que determinam de certa maneira a disciplinarização dos atos de escrita.
Isso pode ser entendido como uma possibilidade melancolica ou estérica da manipulação da realidade que cada um cria para si. No weblog há constantemente a reinvenção do escritor na medida em que ele se apresenta através dos vários gêneros textais possíveis de expressar determinados pesamentos.
Para concluir essa defesa, falo por mim, cada texto aqui postado é um dos milhares de escritores que há em minha mente.
Um comentário:
Adorei o texto. Pena que a escola ainda não prepara os alunos para essas vivências. Por outro lado, a internet tem colocado esses estudantes a produzirem escrita de modo inconsciente. Ai é que começa o conflito; os meninos praticam escrita no chat e nas redes sociais o tempo e a escola relega a segundo plano essa produção. Por que? PRofessor a cada dia gosto mais de suas reflexões. Sucesso!
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