domingo, 18 de julho de 2010

COTIDIANO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS NAS REDES SOCIAIS

Trata-se aqui em breves linhas dos desafios que a internet tem feio a todos nós no sentido de que estamos integrados ao mundo direto ou indiretamente. Com isso, constata-se que há hegemonia das tecnologias de informação e comunicação no fazer cotidiano dos cidadãos.
Hoje, a internet é o meio de comunicação dominante, mecanismo de socialização e troca de informações, a serviço dos mais variados interesses e mercados. Por exemplo  a “geração Y” que aprendeu a conhecer e desejar produtos e serviços até então oferecidos pela TV e que não mais responde aos anseios de cibernautas que atuam na rede de maneira digital.
Acontecimentos públicos que antes eram transmitidos pela TV em seus horários jornalísticos, já não têm mais tanta importância, uma vez que via internet às informações e imagens são postadas em tempo real. Vejam-se as ocorrências onde os governos ditatorias fecharam as televisões, mas as informações chegavam em tempo real via internet transmitidas pelo celular.
Contemporaneamente, a internet e as redes sociais suportadas por ela mediam debates instantâneos entre o mercado e o consumidor. E mais: nas campanhas eleitorais atuais, a internet vai auxiliar em ações dos candidatos, pois nesse espaço se substitui os espaços físicos da praça pública pelos virtuais - Orkut, Msn, Facebook, Twitter. No campo da linguagem surge o desafio de se pensar na troca de discurso político com requintes de retórica classica por uma linguagem que explore os princípios da publicidade. Brevidade e carga psicológica ao leitor por meio de imagens e emoções expressas nas faces maquiadas e retocadas através de fotoshop.
Nesse momento de campanha eleitoral via redes socais, vale a provocação: “Praça pública, ora essa. Isso é do tempo em que as bandinhas bufavam em cima dos coretos” (Bucci, 2002). Para confirmação desse pensamento, redes sociais dos candidatos estão “bombando” e o Twitter é o vencedor desse quesito.
O interessante é que vemos candidatos virtualmente articulado com as velhas práticas discursivas em que o eleitor passa a ser alvo de suas intenções políticas, de maneira que as necessidades básicas do cotidiano nas propostas no ambiente digital ganha configuração de novidade e problema novo pede um herói para sua resolução.
No campo da imagem não poderia ser diferente, todos os candidatos apresentam suas fotos em perfis das redes sociais com no mínimo 20 anos mais jovem na faça, mas ao proferir seus discursos, ver-se quanto são velhas as promessas, vindo estas, a igualarem-se a idade cronológica da cada um. A cirurgia plástica digital nesse período é a prática da vez, tem cada figura na redes sociais se por acaso alguma criança pode perder o sono.

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