sexta-feira, 13 de julho de 2007

ALFABETIZAR NA ESCOLA DE TRADIÇÃO ORAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS


Este artigo discute a presença e uso da escrita na sociedade contemporânea, o que de fato a caracteriza como tal. Ver-se, portanto ai, a importância do acesso ao código escrito-digital para que o aluno desenvolva cidadania. Então, nesse contexto é possível transcender da alfabetização como aquisição e decodificação do código escrito para a concepção maior da aprendizagem de língua escrita, letramento. Neste trabalho, ponderou-se sobre a situação dos alfabetizandos e profissionais da língua(gem) da cidade de São Gabriel no que se refere ao acesso e uso do código escrito como elemento instigador da leitura e da escrita no espaço escolar. Por certo, existe uma constante falta de interação entre as práticas cotidianas de letramento do estudante; contato com as mídias impressas dos espaços abertos e os diversos elementos sociolingüísticos oferecidos pela escola, porque às práticas da leitura e escrita são superficiais. Estas se fossem bem usadas, tornar-se-iam aliadas da escola na preparação de estudantes capazes de realizar comunicação usando o código escrito e eletrônico. Para tanto, tomar-se-á como objeto de ação os preceitos da língua escrita. Diante disso, é preciso uma revisão no uso dos instrumentos de alfabetização existentes na escola, visto que há uma valorização da tradição oral em detrimento da observância do paradigma da escrita, haja vista que a maioria das crianças a ser alfabetizadas nesses contextos chega à escola cantando músicas de sucesso, ouvidas nas rádios, bem como vistas na televisão e ainda conhecem jogos eletrônicos e navegam na internet. Eis, pois o desafio do alfabetizador ante a nova realidade da escola no sertão baiano.
Nota
[1] Este artigo faz parte do trabalho de pesquisa que iniciei a pouco para compreender melhor a trajetória do processo de alfabetização e letramento dos estudantes da escola municipais da cidade de São Gabriel – BA, intitulado: Ensino de Escrita na sociedade de tradição oral: Dilemas e perspectivas.

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