domingo, 1 de agosto de 2010

TRABALHO APRESENTADO NO SEMINÁRIO GRAPHO - PPGEDUC - UNEB




Resumo: esta proposta de comunicação coordenada visa apresentar as novas possibilidades de produção e socialização de saberes culturais e educacionais que as TICs, associadas à Internet têm em levar às comunidades rurais para outras dimensões políticas e socioeconômicas possíveis por meio do ciberespaço. Sabe-se, hoje, que as pequenas cidades do interior do país, especialmente, as do sertão nordestino já dispõem de acesso à internet. Isso se estende aos povoados de maior concentração populacional, de maneira que as lan houses se tornaram espaços de aprendizagem e, consequentemente, divulgação e socialização de questões de identidades rurais até então desconhecidas. Considera-se, pois, que a cibercultura é uma marca da contemporaneidade e, portanto, é preciso discuta-la a partir de ocorrências que envolvam sujeitos que até então estavam alijados do acesso aos bens simbólicos presentes nas redes de comunicação. Assim, a educação desses indivíduos deve inseri-los no ciberespaço com sujeitos proativos e que participam do processo socioeconômico e educacional de sua localidade, bem como do país e do mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!Essa pesquisas precisamos conhecer, mas detalhadamente, nós professores do ensino básico ficamos alheios a essas produções hoje tão importantes para nosso exercício profissional.

Ionara Souza disse...

Excelente pesquisa quanto a inserção das tecnológias no espaço rural, em especial, no sertão Nordestino, assim como refere-se, já que a cada processo histórico, a sociedade apropria-se dos meios surgidos, e que mesmo desaculturando o processo de vida simples, também facilitam a socialização de todos.

Giomara Gomes disse...

SOU SUSPEITA A FALAR, POIS SABE O QUANTO APRECIO O SEU TRABALHO, A SUA PESQUISA E SEI O QUÃO IMPORTANTE É ESSA SOCIALIZAÇÃO DE SABERES CULTURAIS E EDUCACIONAIS PROPORCIONADOS PELAS TICs. PARABÉNS PELA PESQUISA. SUCESSO MIL. BJOSSS