quarta-feira, 1 de julho de 2009

LAN HOUSE: PERIFERIA E CENTRO IMBRICADOS

Sabe-se que a realidade comunicativa e intercultural dos sujeitos contemporâneos tem sido separada por uma linha muito tênue, ou seja, a linguagem e o espaço possibilitados pela internet, sobretudo, no que diz respeito da relação que os indivíduos tem com o seu lugar de fala e cultura e com os espaços dos outros é, sem dúvida, cada vez mais ampliado. Isso ocorre devido a presença de lan house em diversas regiões do país, sobremodo, nas periferias e rincões do Brasil, vindo dessa maneira colocar em discussão o papel de instituições até então referência no processo de formação social, política e educativos dos sujeitos que viviam a muito excluídos do mundo da informação e do saber.
Em verdade, a cibercultura é uma realidade no país e, portanto, traz consigo novas maneiras de se pensar a linguagem, a educação e as relações sociais e de lugar, posto que, já não é mais possível compreender a sociedade alijada do acesso à rede mundial, mesmo que estas esteja na periferia. Confirma-se isso no documentário periferia.com, conforme link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=wkCJeYuDa98&feature=player_embedded

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa é uma realidade e, por isso, devemos considerá-la na perspectiva de que na atualidade se aprende também fora da escola e a fronteira entre periferia e centro tem sido cada vez mais diminuida com a presença da tecnologias intelectuais, sobretudo, a internet circundada por msn, orkut, jogos em rede... Robério sua pesquisa está muito bem localizada.

Anônimo disse...

Prof não consegui ver o video completo. Tem certeza que ésse link e se ele está completo. Abraços!

Anônimo disse...

Putz! Teacher, Massa! Vou olhar esse vídeo. Deve ser bom mesmo

Anônimo disse...

Professor, acesse o vídeo e lembre de você da realidade de minha cidade, onde os alunos vão à lan para navegar web e se divertir.abraços bjs +++ For You Baby!