domingo, 4 de maio de 2008

RECEPÇÃO DO POEMA COMISERAÇÃO

Sabe-se que o poeta precisa do seu leitor para que sua obra aconteça como tal. Então, o apreciador do texto literário - leitor - assumi papel importante na edificação dos sentidos pretendidos pelo autor. A crítica literária reconhece isso ao considerar a literatura como matéria da experiência humana da qual o leitor participa quando da interpretação do objeto lido.
Assim sendo, o pensamento de que o ser humano é um pano de fundo ou uma fonte de inspiração, mais do que um efeito da textualidade: "o ser humano escreve, o ser humano pensa, e sempre perseguindo e defendendo-se contra o outro ser humano." Bloom, 2000, p. 60).
Diante dessa afirmativa, ler-se a seguir a recepção de um(a) leitor(a) desse espaço poético, ao fazer consideração e expressar sua inferência do poema Comiseração publicado no dia de ontem.

Não tenho vontade de parar de ler, de sentir a carícia (também) do olhar dos seus olhos... Também posso me afogar no seu carinho e entorpecer meu ser que clama por amor!” É na comiseração do sentir que o poeta adentra almas solitárias fundindo-se entre o real e o lírico sonhador. Digo que, é o espírito poético roberiano envolvendo-se de tal forma enigmática e profunda com seu leitor, que este assume extasiado um envolvimento confessional no mundo imaginário e criativo do poeta. É o anseio do amor sublimado que mescla fragilidade e vontade de se fazer amado, e de amar...
Poeta...não tem como parar de ler, não tem como deixar de sentir um turbilhão de sentimentos entrelaçados entre magia e real...Enfim, aquilo que você expõe maravilhosamente na sua escrita, escrita de fazer pular o coração, e deixa aflorar os sentimentos mais íntimos de uma pobre mortal como eu!
Este é um bom exemplo de estética da recepção; o leitor inteagindo com a mensagem poética e à sua maneira expressando entendimento.
Obrigado

Nenhum comentário: