domingo, 13 de março de 2011

BIBLIOGRAFIAS DE PESQUISAS

Prezados,

Estou pesquisando e selecionando bibliografias que apontem caminhos para a construção de uma metodologia de pesquisa que oriente ações na construção da minha tese.
Áqueles que queiram estudar o assunto, eis, pois uma pequena amostra:
a) A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa, de Kathy Charmaz. Nesta obra a autora dialoga com vários autores de escolas americanas de pesquisa qualitativa e quantitativa - Glauser e Strauss que, de modo revolucionário discute as novas possibilidades que a etnografia enquanto abordagem de pesquisa nos ambientes sociais.
b) Métodos de pesquisa para Internet, de Raquel Recuero, Suely Fragoso e Adriana Amaral. As pesquisadores socializam suas experiencias de pesquisa, sobretudo, no campo da internet. De acordo com as discussões presentes na obra, faz-se uma digressão à Teoria Fundamentada que, segundo Charmaz, esta teoria tem como ponto central; os dados. A partir deles, o pesquisador atua em consonância com os conhecimentos e susbtratos téoricos até então adquiridos pelo pesquisador nas experiências cotidianas.

Um comentário:

Unknown disse...

Anotei, professor. Vou ver se encontro os livros escaneados no site da USP.

Por falar nisso, o smartphone é bom para a gente ler ebooks? Tenho mais de dois mil livros digitalizados, todos de teoria (ficção, só no papel, né?), mas me canso demais lendo no computador.

Vai nos ensinar análise do discurso de novo? Fiquei tonto no primeiro semestre, mas acho que já peguei o sentido.

Rsrsrsrs.