sábado, 15 de janeiro de 2011

LÍNGUA(GEM) DA INTERNET: COMUNICAÇÃO DO POVO

Já se passaram várias décadas em que a revolução provocada pela escrita propagada através da impressa, quando Gutemberg facilitou o acesso de boa da população mundial a linguagens, saberes, conhecimentos e identidades até então resumidas àqueles que se mantinham no poder  por meio do dominio da leitura do código escrito, tendo com isso controlado a participação nos mais diversos meios sociais, politicos e culturais de sujeitos de classe sociais subalternas. Todavia, a popularização dos meios de comunicação de massa auxiliou na construção de novas mentalidades e, consequentementente, têm permitido que as pessoas em quase todos os lugares do mundo produzam e publiquem informações em tempo real, mantendo vivas suas identidades através de uso da língua(gem) da internet.
A internet por meio de seus recursos, incluindo sites de relacionamentos e programas instituicionais ligados à educação e à comunicação oferece a sociedade contemporânea oportunidades de se comunicar e, assim, dividir entre "cidadãos do mundo" criações e recepções tanto de literaturas quanto de problemas sociais. Cita-se como exemplos, as atitudes de governantes déspotas que, arbitrariamente, fecham emissoras de rádio, televisão e jornais, contudo o mundo inteiro por meio de redes sociais construidas por meio da internet e, que têm no celular e computadores pessoais socializado esses acontecimentos usando uma lingua(gem) específica que não pode ser retida pela censura.
Na verdade, o que estas questões nos mostra, talvez, seja a participação de classes populares no processo de criação e exposição de identidades sociais. Nesse sentido, a comunicação entre povos de diferentes culturas e continentes hoje, ocorre em virtude de existir uma língua(gem) que, às vezes, tem ares de código secreto noutro tem aspectos sociais e inclui a todos sem que haja a necessidade de se afirma, pois todos de misturam.

2 comentários:

Mare Duarte disse...

Uma das marcas da globalização é a velocidade com que evolui a tecnologia.
Desde o seu advento, no final da década de 80, hoje, ainda com mais intensidade, a
informática, responsável pelo avanço da tecnologia, tem contribuído para a melhoria da
qualidade dos serviços, em todas as áreas de conhecimento, além da rapidez e precisão
de dados com que tais serviços são executados.Neste sentido, o desenvolvimento e a utilização da Internet acabaram produzindo,
entre seus usuários, uma linguagem própria, repleta de termos típicos, ou seja, todo
usuário, de uma maneira ou de outra, acaba compreendendo o conjunto da rede e os
termos que determinam seu conteúdo e funcionamento. As expressões, no campo da
lexicologia e da terminologia, ultrapassam o contexto cibernético e representam um fator
concreto da globalização.

Anônimo disse...

Certo de que o povo estará cada vez mais próximo de integração social, economica e politica,é fundamental que as tecnologias sejam popularizadas bem como suas linguagens, facilitando todo acesso da população menos favorecida aos bens simbólicos e culturais que as internet oferece. Entretanto, ainda existe questões econômicas que afastam as pessoas de classes menos abastada de ferramentas de comunicação, a exemplo do celulares inteligentes, Ipads, smartfones, uma vez que o custo da telefonia no Brasil é altíssimo.