quarta-feira, 16 de setembro de 2009

WEBLOG: DA NARRATIVA AUTO-REFERENTE AO DESLOCAMENTO DA INTIMIDADE

    A contemporaneidade é caracterizada pela presença contínua de tecnologias digitais e, estas por sua vez imbricadas aos princípios da informática, possibilitaram ao longo dos últimos 50 anos a presentificação das tecnologias de informação e comunicação – TIC assumirem um lugar de destaque no cotidiano das pessoas, pois há quem as assumam como meio de interação social e, portanto, expõem-se publicamente por meio de jogos linguagem e imagens que, por meios deles se expressam intimamente, vindo desse modo deixar às claras o deslocamento de sua intimidade.

    Obstante à auto-referencialidade veiculada por meio da escrita postada no weblog, no qual, por seu turno, o diálogo caracteriza-se como ato comunicacional assíncrono, visto que o interlocutor não está presente na cena enunciativa à produção de relatos. Mais tarde pode haver a leitura da exposição e, por conseguinte, o retorno por meio de comentários, podendo estes, serem apologéticos ou contrários ao que foi exposto web.

    É nesse imbricamento que este texto se localiza, ou seja, vai-se à ancoragem da discussão por meio da observação - estudo de caso –, delimitando como objeto de estudo e, conseqüente análise, as narrativas auto-refenciais, extraídas de blogs postados no site www.blogger.com e que tenham em seus escritos, relatos com essa característica.

    Com efeito, proceder-se-á ainda a leitura e interpretação de filmes com essa natureza que, por ventura estejam postados nesse espaço, visando com isso à compreensão de como os sujeitos do ciberespaço mostram-se e querem ser vistos.

    Nesse mister busca-se ancoragem teórica nos pressupostos sobre o tema apresentados por Lemos (2003); Sibilia (2002), Recuero (2009), visto que ambos apontam em seus estudos possibilidades com as quais os cibernautas freqüentadores desse espaço cibernético promovem e deslocam o conceito de intimidade, partindo de uma nova ética social, as relações sociais públicas na web.


 

Nenhum comentário: